A Saúde Mental de Embu Guaçu é premiada!

Dezembro 19, 2019 0 Por Secretaria de Saúde de Embu Guaçu
A Saúde Mental de Embu Guaçu é premiada!

No dia 4 de dezembro ocorreu o 2º Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial do Estado de São Paulo: Um olhar para o cuidado com mostra de experiências exitosas, no Centro de Convenções Rebouças- São Paulo.

É um espaço de participação e interação entre os usuários dos serviços, trabalhadores da saúde mental e gestores do SUS. Durante a realização deste encontro, aberto a todos os municípios do estado de São Paulo, ocorreu uma mostra de experiências exitosas, onde o município de Embu Guaçu recebeu o primeiro lugar pelo trabalho: Matriciamento entre CAPS, profissionais de saúde mental da Atenção Básica e equipes da Estratégia Saúde da Família.

Este trabalho mostra a importância de uma rede de apoio para a realização de intervenção nos territórios, compreendendo as necessidades de saúde de uma população, com uma atenção a saúde menos fragmentada e pautada no princípio de integralidade. O apoio matricial foi uma estratégia de gestão de trabalho em saúde mental, que permitiu intervenções no conhecimento do processo saúde doença e nos processos de trabalho, com estratégias mais criativas e diversificadas, reduzindo a fragmentação do cuidado.

Recebemos a premiação das mãos de Gastão Wagner de Souza Campos (professor de saúde coletiva da universidade de Campinas, médico sanitarista) e da coordenadora estadual de saúde mental- Rosângela Elias. Presentes na premiação, o conselheiro gestor do CAPS -Edson     , diretora do CAPS-Tatiana Borges, terapeuta ocupacional- Lídia Tozzi e a Coordenadora da RAPS- Katia Paiva.

Além deste trabalho, recebemos também uma menção honrosa pelo trabalho de Economia Solidária, que o município iniciou com o apoio do da Associação de Saúde Mental- AASMER de Embu das Artes.