NOVEMBRO AZUL

Dezembro 13, 2019 0 Por Secretaria de Saúde de Embu Guaçu
NOVEMBRO AZUL

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos que devem ser sempre observados pela população masculina. Todos os anos, nesse período, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais da saúde masculina. 

Entre as informações estão, por exemplo, dicas para manter alimentação saudável, diminuir o cigarro e bebidas alcoólicas, além de praticar atividades físicas, de relaxamento e de lazer.

Ao decorrer do mês, a rede de saúde do município juntamente com os usuários, se uniram para realizar diversas ações com o objetivo de conscientizar a população.

No dia 29/11 foi realizado um evento no CAPS para encerramento do Novembro Azul, onde os adolescentes se apresentaram com uma dança, foi promovida uma discussão sobre a necessidade de realizar exames preventivos e abordado o tema sobre direitos humanos, e com a parceria do CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo), a apresentação de um curta “Por uma Sociedade Sem Manicômios”. O “Cine CDHEP” é uma mostra itinerante de sessões de filmes e documentários ligados à temática dos direitos humanos, a atividade faz parte do projeto “Educação em Direitos Humanos é direito de todos e todas: implementando um centro de formação na cidade de São Paulo”, iniciativa realizada em convênio com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O CDHEP é uma organização não governamental com objetivo de prevenir, superar e enfrentar as diversas formas de violência existentes nas periferias, por meio da luta por direitos humanos, educação popular e justiça restaurativa.